Mães atípicas empreendem para garantir tratamento dos filhos no Piauí e revelam como equilibrar trabalho e maternidade
10/05/2025
(Foto: Reprodução) O Piauí de Riquezas deste sábado (10), véspera do Dia das Mães, compartilhou histórias de mulheres que se dedicam ao trabalho e à criação de filhos com necessidades específicas. Mães atípicas empreendedoras revelam segredos para equilibrar trabalho e maternidade
Reprodução/TV Clube
O Piauí de Riquezas deste sábado (10), véspera do Dia das Mães, compartilhou histórias de mulheres que se dedicam ao trabalho e à criação de filhos com necessidades específicas. Conciliar maternidade e carreira, para muitas delas, é um desafio repleto de obstáculos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em entrevista à TV Clube, a engenheira civil e professora Júlia Santiago contou que na arte, encontrou, além de uma nova fonte de renda, uma válvula de escape à carga da rotina atribulada. Ela é mãe de duas criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - o Álvaro, de seis anos e a Olga, de três.
➡️ A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, existam 70 milhões de pessoas com TEA, um transtorno do neurodesenvolvimento que tem padrão de comportamentos repetitivos e dificuldades na interação social.
"[Os desafios da] Maternidade, só sabe quem passa. É aquele trabalho 24 por sete [expressão que significa '24 horas por sete dias da semana'], não tem como ter escala. E como mãe atípica, é diferente. É um mar muito, muito agitado. Eu me adapto, vou com eles pra terapia, fico na recepção trabalhando, tento matar sete leões por dia", iniciou, com bom humor.
Após um episódio de esgotamento físico e mental, Júlia Santiago foi orientada por profissionais de saúde a praticar atividades que proporcionassem à bem-estar. Ela se dedicou, então, ao antigo hobby de desenhar e desenvolver artes manuais. Logo, passou a comercializar obras de colagem de papel.
"É um desafio muito grande e uma responsabilidade enorme, isso que me pega. Por isso tenho tanto cuidado. Eu preciso dar uma qualidade de vida melhor pra eles pensando no futuro, preciso criar cidadãos prontos pro mundo", completou.
O filho de Vaneide Rodrigues, o jovem Luís Alberto também é autista. Para arcar com parte das despesas do tratamento, a mãe montou um ateliê no quintal de casa e passou a produzir jarros de cerâmica para plantas.
"Quatro anos atrás, a gente viu uma necessidade de ajudar casa. Só o pai dele trabalhava, ganhando um salário mínimo. A gente tava na pandemia e eu me vi naquele aperto, naquele sufoco", relembrou.
Mães atípicas empreendedoras revelam segredos para equilibrar trabalho e maternidade
Reprodução/TV Clube
A mulher casou aos 23 anos, com o sonho de ser mãe. O filho é a realização. Ele foi diagnosticado com TEA com apenas um ano e oito meses. Desde então, Vaneide Rodrigues prioriza formas de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento do rapaz.
"A gente nunca tinha ouvido falar em autismo, a gente nem sabia o que era. Comecei uma luta. Fui para um médico, ele disse que era uma agitação e passou um remédio que não serviu muito. Nunca deixei de ir atrás, o amor de mãe, o coração de mãe nunca engana a gente", comentou.
Mães atípicas empreendedoras revelam segredos para equilibrar trabalho e maternidade
Reprodução/TV Clube
Com orgulho, a mãe revelou ainda que, com o trabalho, conseguiu arcar com as despesas do tratamento do filho e nunca precisou abrir mão de qualquer consulta médica.
"Às vezes eu ficava desesperada [e pensava] 'dessa vez não vai dar certo'. De três em três meses, é a consulta com o neuro. Mas aí, chegava um [cliente], comprava um jarro, chegava outro e comprava dois, e eu ia juntando aquele dinheiro. Esse negócio que montei foi uma coisa mandada por Deus. Até uma poupança pro Luís Alberto eu consegui", disse emocionada.
"A gente luta bastante. Ser mãe é maravilhoso e sendo um filho especial, a gente se desdobra, se reinventa todos os dias", finalizou.
Piauí de Riquezas - 10/05/2025
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!
Top 5
1. Raridade
Anderson Freire
2. Advogado Fiel
Bruna Karla
3. Casa do pai
Aline Barros
4. Acalma o meu coração
Anderson Freire
5. Ressuscita-me
Aline Barros
Anunciantes
REUNIÃO OFICIAL NA EMBAIXADA DO BRASIL NO HAITI
Reunião Estratégica com o Ministro do Turismo do Haiti e a Câmara de Comércio Brasil-Haiti
Empresários brasileiros realizam visita oficial ao Haiti em busca de cooperação econômica e social Porto Príncipe, 13 de abril de 2025 Um grupo de empresários brasileiros realizou neste sábado, 13 de abril de 2025.